Causas da evasão em cursos de capacitação de técnicos em instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p287Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p287
Este estudo teve como objetivo identificar as causas da evasão em cursos ofertados aos servidores técnicos administrativos em uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada no Distrito Federal. Dentre os diferentes conceitos de evasão adotou-se a concepção de Silva Filho (2007), que considera como a situação em que o aluno não conclui um curso no qual se matriculou, em qualquer uma de suas fases (início, meio ou próximo ao final). Foi adotada como metodologia a pesquisa qualitativa com o uso das técnicas de análise de documento e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa qualitativa procurou identificar as causas da evasão, seus índices por período e estratégias para a sua redução. Os resultados revelaram que os maiores índices de evasão se apresentam no começo do curso. Esses foram motivados por fatores organizacionais como, falta de apoio da chefia, excesso de trabalho, falta de informações sobre as regras de oferta dos cursos e horário das aulas. Constatou-se também que as causas da evasão assemelham-se as encontradas em vários estudos realizados, apesar do foco destas pesquisas serem a evasão em cursos presenciais de nível superior e não cursos de capacitação, embora alguns aspectos típicos da realidade da IFES tenham sido evidenciados neste estudo. Também foram apresentadas sugestões de estratégias que visassem à redução da evasão.
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