Educação a distância como política de inclusão: um estudo exploratório nos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Minas Gerais

Autores

  • Lilian Ferrugini Universidade Federal de Lavras
  • Donizeti Leandro Souza Universidade Federal de Lavras
  • Marcio Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cleber Carvalho Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p1

Palavras-chave:

Educação a distância, Políticas de inclusão, Desenvolvimento municipal

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os possíveis impactos que o acesso ao ensino superior pode gerar em municípios mineiros com baixos índices de desenvolvimento municipal, sendo o sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) uma importante política de inclusão, principalmente em municípios menores. Partindo de uma pesquisa exploratória - descritiva através de indicadores socioeconômicos relacionados à renda, escolaridade média e desenvolvimento municipal através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM (2012), em conjunto com um estudo de caso realizado no polo presencial de Santa Rita de Caldas/MG, foi possível identificar prováveis benefícios que a Educação a Distância, através do sistema UAB, pode gerar em municípios mineiros. Identificou-se ainda que a maioria dos polos presenciais do sistema UAB está presente em cidades com até 60 mil habitantes, demonstrando a presença e o potencial dessa modalidade de ensino como instrumento dinamizador de desenvolvimento regional, além de identificar fortes evidências entre os níveis de acesso à educação e desenvolvimento socioeconômico, estando os municípios com maiores índices de acesso ao ensino superior entre os municípios com maior distribuição de renda e desenvolvimento municipal.

Biografia do Autor

Lilian Ferrugini, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia
Mestranda em Administração

Donizeti Leandro Souza, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia

Mestrando em Administração

Marcio Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Departamento de Administração

Doutorado em Engenharia de Produção - USP

Cleber Carvalho Castro, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Administração e Economia

Doutorado em Agronegócios - UFRGS

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Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos