A inadimplência nas instituições de ensino superior: um estudo de caso na instituição XZX
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p126Resumo
O crescimento do setor da educação superior privada no Brasil harmonizou uma chance para milhares de brasileiros terem acesso ao ensino superior, mas em compensação, surgiu e conjunto com este crescimento, o aumento da inadimplência estudantil. Com a finalidade de pesquisar quais os fatores que condicionam este fato, elaborou-se este Artigo em uma Instituição de Ensino Superior Privada. Averiguo-se que a produção acadêmica a respeito do tema no Brasil é insuficiente. Assim sendo utilizaram-se, como referencial teórico, material bibliográfico e o depoimento de colaboradores ligados a instituição pesquisada. Constatou-se ao decorrer deste artigo que a inadimplência tem relação com fatores pessoais, sócio-econômicos, acadêmicos e institucionais, portanto gerenciáveis. A conjetura de que a inadimplência estudantil está pautada exclusivamente com fatores financeiros não se confirmou.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).