Gestão ambiental e sustentabilidade em instituições de ensino superior: construção de conhecimento sobre o tema

Autores

  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudio Luiz de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p33

Palavras-chave:

Gestão, Social, Ambiental, Universidades

Resumo

A atual pressão mundial pela conscientização ambiental atingiu diferentes instituições tais como empresas, instituições filantrópicas e universidades. Estas, como formadoras de opinião e prestadoras de serviços à sociedade, transmitem a conscientização ambiental por meio da gestão socioambiental. Desta forma, o objetivo do trabalho, de natureza exploratório-descritiva, é construir o conhecimento sobre o tema gestão sócio ambiental em instituições de ensino, utilizando o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) como instrumento de intervenção. Como resultados identificou-se um Portfólio Bibliográfico (PB) composto por 14 artigos e, através deste PB, constatou-se que os periódicos International Journal of Sustainability in Higher Education e Journal of Cleaner Production são os mais alinhados ao tema. O artigo mais citado do PB é Toward sustainable management: the University of Michigan Housing Division's approach. O autor Shriberg, M. é o autor com mais trabalhos no PB e os autores Velazquez, L. e Munguia, N. são os mais citados no PB. A palavra-chave mais utilizada no PB é Higher Education seguida por sustainable development, sustainability e Environmental Management.

Biografia do Autor

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Contabilidade pelo PPGC-UFSC; Bolsista CAPES; Pesquisador do Laboratório Multicritério de Apoio a Tomada de Decisão - LabMCDA-UFSC.

Claudio Luiz de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Contabilidade pelo PPGC-UFSC; Bolsista REUNI; Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Meio Ambiente e Contabilidade - NEMAC/UFSC

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas, pela University of Southern California; Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Contabilidade, da UFSC; Coordenador do Laboratório Multicritério de Apoio a Decisão - LabMCDA-UFSC.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção, pela UFSC; Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFSC;Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Meio Ambiente e Contabilidade - NEMAC/UFSC.

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC; Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, da UFSC.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção, pela UFSC; Professora dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade e em Engenharia de Produção, da UFSC; Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre os Recursos Intangíveis e Organizacionais - NERIO-UFSC; Pesquisadora do Laboratório Multicritério de Apoio a Decisão - LabMCDA-UFSC; e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Downloads

Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos