A grade curricular dos cursos de ciências contábeis e os resultados institucionais no ENADE: um estudo nas disciplinas da área da contabilidade financeira e de orçamento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p127Resumo
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Nesse sentido, ao analisar a carga horária das disciplinas da área da contabilidade financeira e orçamentária nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, poderá se obter um panorama de como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão provendo os seus estudantes sob este foco. O presente artigo tem como objetivo analisar a carga horária das disciplinas da área de contabilidade financeira e orçamentária nas IES, que ofertam o curso de Ciências Contábeis, com a intenção de investigar se existe uma relação com resultado do ENADE, nas instituições que obtiveram conceito entre 3 e 5. Justifica-se a realização da pesquisa por contribuir com outros estudos voltados a área do ensino de contabilidade e sua evolução ao longo dos anos. Dado que a Universidade desempenha importante papel na formação dos futuros profissionais que em breve atuarão no mercado de trabalho e que deverão ter, além de uma base sólida voltada a profissão de sua escolha. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma investigação documental nas grades curriculares das IES do Rio Grande do Sul, em confronto com os resultados obtidos por estas instituições nas provas do ENADE 2006 e 2009. Para testar a possível relação foi utilizado a correlação linear de Pearson. A análise mostrou uma correlação fraca entre a carga horária das disciplinas e o conceito obtido pelas IES estudadas. Em 2006, percebe que apesar de baixa existe alguma correlação. Por outro lado, em 2009, o índice indica que não há correlação entre as variáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).