A grade curricular dos cursos de ciências contábeis e os resultados institucionais no ENADE: um estudo nas disciplinas da área da contabilidade financeira e de orçamento

Autores

  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ana Néles Chaves Perazo
  • Vera Lucia Pinheiro Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p127

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Nesse sentido, ao analisar a carga horária das disciplinas da área da contabilidade financeira e orçamentária nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, poderá se obter um panorama de como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão provendo os seus estudantes sob este foco. O presente artigo tem como objetivo analisar a carga horária das disciplinas da área de contabilidade financeira e orçamentária nas IES, que ofertam o curso de Ciências Contábeis, com a intenção de investigar se existe uma relação com resultado do ENADE, nas instituições que obtiveram conceito entre 3 e 5. Justifica-se a realização da pesquisa por contribuir com outros estudos voltados a área do ensino de contabilidade e sua evolução ao longo dos anos. Dado que a Universidade desempenha importante papel na formação dos futuros profissionais que em breve atuarão no mercado de trabalho e que deverão ter, além de uma base sólida voltada a profissão de sua escolha. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma investigação documental nas grades curriculares das IES do Rio Grande do Sul, em confronto com os resultados obtidos por estas instituições nas provas do ENADE 2006 e 2009. Para testar a possível relação foi utilizado a correlação linear de Pearson. A análise mostrou uma correlação fraca entre a carga horária das disciplinas e o conceito obtido pelas IES estudadas. Em 2006, percebe que apesar de baixa existe alguma correlação. Por outro lado, em 2009, o índice indica que não há correlação entre as variáveis.

Biografia do Autor

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública e Exame de Suficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, micro e pequenas empresas, tecnologias da informação e comunicação na educação, finanças, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor.

Ana Néles Chaves Perazo

Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Vera Lucia Pinheiro Fernandes

Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos