Influência das estratégias e recursos para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2001 a 2009

Cibele Barsalini Martins, Emerson Antonio Maccari, José Eduardo Storopoli, Rui Otávio Bernardes de Andrade

Resumo


Nesta pesquisa, foram analisadas as estratégias e a alocação dos recursos nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. A pesquisa teve como sustentação teórica os estudos relacionados à avaliação da pós-graduação, sistema de avaliação da CAPES, a Estratégia no Ensino Superior e os trabalhos relacionados Resource Based-View – RBV. A metodologia utilizada foi qualitativa exploratória no qual utilizou uma pesquisa de múltiplos casos em oito programas avaliados pela CAPES no período de 2001 a 2009. Como resultados, verificou-se que os programas apresentaram estratégias deliberadas sistematicamente ao longo dos anos, tendo como alvo a melhoria de seus desempenhos no sistema de avaliação da CAPES. Como consequência, os Programas melhoraram suas estruturas de pesquisa e disponibilizaram recursos a seus pesquisadores para que eles ampliassem o foco nas atividades de pesquisas e orientações. Constatou-se também que os programas que aumentaram de nota consecutivamente nos três triênios de avaliação (2001 a 2009) e, os que obtiveram as notas seis e sete no triênio de 2007-2009, utilizaram o sistema de avaliação da CAPES como o grande direcionador estratégico.


Palavras-chave


Sistema de avaliação; CAPES; RBV.

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p146

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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