Uma avaliação dos conhecimentos necessários, adquiridos e utilizados pelos egressos do curso de administração

Fernanda Rosalina Silva Meireles, Ana Rita Pinheiro Freitas, Mônica Cavalcanti Sá Abreu, Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Administração em relação à importância, absorção e utilização de conhecimentos considerados necessários à formação do administrador. Três construtos foram analisados: importância dos temas tratados para a formação do administrador, absorção dos conhecimentos adquiridos pelos egressos no curso, e, utilização dos conhecimentos abordados. Os temas considerados dizem respeito a disciplinas ministradas na grade curricular do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Ceará e outros conhecimentos listados por egressos do curso em workshop realizado na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa do estudo consistiu na aplicação de um questionário a 115 egressos do curso, para verificar a percepção destes em relação aos temas tratados. A análise dos dados incluiu o cálculo e comparação de médias, o escalonamento multidimensional replicado e a análise de agrupamentos. Os resultados da pesquisa apontam que os conhecimentos considerados menos importantes pelos egressos são também conhecimentos que os mesmos menos utilizam – Cálculo e Saúde e Segurança. Percebe-se uma carência de algumas disciplinas consideradas importantes na grade curricular do curso na universidade, como Negócios internacionais, Ética e Negociação.


Palavras-chave


Administração; Avaliação de egressos; Ensino de administração; Gestão universitária; Avaliação curricular

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p190

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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