Uma avaliação dos conhecimentos necessários, adquiridos e utilizados pelos egressos do curso de administração

Autores

  • Fernanda Rosalina Silva Meireles Universidade Federal do Ceará
  • Ana Rita Pinheiro Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Cavalcanti Sá Abreu Universidade Federal do Ceará
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p190

Palavras-chave:

Administração, Avaliação de egressos, Ensino de administração, Gestão universitária, Avaliação curricular

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Administração em relação à importância, absorção e utilização de conhecimentos considerados necessários à formação do administrador. Três construtos foram analisados: importância dos temas tratados para a formação do administrador, absorção dos conhecimentos adquiridos pelos egressos no curso, e, utilização dos conhecimentos abordados. Os temas considerados dizem respeito a disciplinas ministradas na grade curricular do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Ceará e outros conhecimentos listados por egressos do curso em workshop realizado na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa do estudo consistiu na aplicação de um questionário a 115 egressos do curso, para verificar a percepção destes em relação aos temas tratados. A análise dos dados incluiu o cálculo e comparação de médias, o escalonamento multidimensional replicado e a análise de agrupamentos. Os resultados da pesquisa apontam que os conhecimentos considerados menos importantes pelos egressos são também conhecimentos que os mesmos menos utilizam – Cálculo e Saúde e Segurança. Percebe-se uma carência de algumas disciplinas consideradas importantes na grade curricular do curso na universidade, como Negócios internacionais, Ética e Negociação.

Biografia do Autor

Fernanda Rosalina Silva Meireles, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará, graduada em Administração pela UFC.

Ana Rita Pinheiro Freitas, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará, graduada em Administração pela UFC.

Mônica Cavalcanti Sá Abreu, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada I do Departamento de Administração da UFC, Bolsista de Produtividade do CNPq, Pós-Doutorado na University of Cambridge - Institute for Manufacturing ; Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ), graduação em Engenharia Química (UFC).

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Administração da UFC. Doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001).

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos