Relação universidade – empresa: estágio supervisionado como canal de marketing de relacionamento

Autores

  • Cleber Cervi UNIJUÍ
  • Lurdes Marlene Seide Froemming Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p210

Resumo

O Estágio Supervisionado é uma prática que traz benefícios, através da interação, para todas as partes envolvidas – aluno, universidade e empresa. As Instituições de Educação Superior (IES) procuram maneiras de se adequar a nova realidade do ensino superior e do setor de serviços. Neste contexto, o marketing de relacionamento torna-se importante, pois além de se ter serviço de qualidade é necessário ter bom relacionamento com os públicos com que as IES e universidades se relacionam. Diante disso, este trabalho enfoca o público comunidade empresarial (KOTLER e FOX, 1994) e o Estágio Supervisionado em Administração (ESA), do curso de administração de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Buscou-se conhecer como o ESA pode ser um canal de relacionamento entre universidade e comunidade empresarial, aproximando as duas instituições. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo (MALHOTRA, 2001), articulada como estudo de caso (YIN, 2001). Percebe-se que o ESA propicia interação entre universidade e comunidade empresarial e esta interação deve ser utilizada estrategicamente para divulgar o nome da universidade, criar uma imagem favorável junto a comunidade, estabelecer vínculos de relacionamentos entre as partes, bem como colaborar com o desenvolvimento da sociedade. Esse intercâmbio de informações, através da troca de experiência, eleva a qualidade percebida dos cursos superiores, garante uma formação profissional completa aos alunos e contribui com melhorias para as empresas que cedem campo de estágio.

Biografia do Autor

Cleber Cervi, UNIJUÍ

Lurdes Marlene Seide Froemming, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos