Os fatores de motivação na definição de estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica internacional no Brasil

Autores

  • Claudia Cristiane dos Santos Silva Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Manolita Correia Lima ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Viviane Riegel University of Maryland

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p232

Palavras-chave:

Internacionalização do ensino superior, Mobilidade acadêmica internacional, Motivações, Imagem do destino

Resumo

Na intenção de ampliar os estudos a respeito da mobilidade acadêmica e suas diversas expressões, esse artigo tem por objetivo compreender os diferentes fatores de motivação no processo de definição por estudantes estrangeiros, para um período de estudos em outro país. Compreender os fatores que podem influenciar essa escolha, no contexto da mobilidade espontânea, no que concerne ao país de destino, passa por analisar aspectos pessoais e acadêmicos, assim como a possível relevância da imagem de destino, resgatando os elementos que compõem a imagem desse lugar. Considerando essa demanda, foi realizado um estudo de caráter exploratório, cujo material empírico coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas foi analisado a partir da orientação das categorias de motivação. Os resultados revelaram que não há um componente padrão que oriente a escolha do destino, mas uma interação entre os diferentes aspectos, incluindo os elementos que compõem a imagem do país.

Biografia do Autor

Claudia Cristiane dos Santos Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Manolita Correia Lima, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora do Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM

Viviane Riegel, University of Maryland

Estudante de doutorado, Sociology Department.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos