Análise dos antecedentes e consequentes da qualidade do relacionamento em instituições de ensino superior públicas estaduais

Autores

  • Danielle Mantovani Universidade Federal do Paraná
  • Joseane Petenaci de Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Paulo Henrique Muller Prado Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p288

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar quais os antecedentes e os consequentes da qualidade do relacionamento entre estudantes e a IES a qual pertencem. Como antecedentes analisa-se a qualidade percebida nos serviços e a equidade. Como consequente analisa-se a lealdade acadêmica. A qualidade do relacionamento aqui proposta inclui três variáveis: a satisfação, a confiança e o comprometimento. Com caráter metodológico quantitativo não-probabilístico, foi realizado um survey com 684 acadêmicos dos vinte e dois cursos existentes nos três Campi que integram uma Universidade Estadual na região. Foram confirmadas as premissas de impacto positivo e significante entre as variáveis antecedentes (Qualidade Percebida e Equidade) sobre a Satisfação. Os construtos conseqüentes também foram significativos. Obsevou-se ainda que neste contexto a qualidade percebida parece ser um antecedente mais efetivo sobre a confiança do que a satisfação. Além disso, a satisfação, a confiança e o comprometimento impactam de maneira positiva a lealdade do estudante. Tais resultados contribuem para ajudar a explicar os fatores contribuem para que o estudante permaneça na instituição e tenha um bom relacionamento com a mesma.

Biografia do Autor

Danielle Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração na área de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR. Professora do PPGADM da UFPR.

Joseane Petenaci de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Administração pela UFPR.

Paulo Henrique Muller Prado, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Marketing pela EAESP - FGV. Professor do PPGADM da UFPR.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos