Panorama da satisfação dos acadêmicos da faculdade de estudos sociais da Universidade Federal do Amazonas

Autores

  • Vanessa da Silva Miranda Universidade Federal do Amazonas
  • Valéria Epifânio da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Ygor Angelim do Carmo Universidade Federal do Amazonas
  • Waldemar Antonio da Rocha de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Luiza Maria Bessa Rebelo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p310

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o grau de satisfação dos alunos da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no que concerne às condições físico-pedagógicas oferecidas em seus cursos. A pesquisa foi realizada com base numa amostra de 310 universitários, sendo 48% do curso de Administração, 26% do curso de Ciências Contábeis e 26% do curso de Ciências Econômicas. Para aferir os dados aplicou-se um questionário com 27 questões, a partir do qual foi possível observar que os atributos referentes aos conteúdos curriculares; instrumentos pedagógicos; mecanismos de avaliação de aprendizagem; relação entre professores e alunos; professores esclarecem dúvidas; e ética dos professores foram avaliados com elevados graus de aprovação, destacando-se como os pilares que sustentam a satisfação com o ensino na instituição pesquisada. No entanto, os acadêmicos demonstraram desaprovação em relação à estrutura física da faculdade, sobretudo, nos aspectos de instalações sanitárias; biblioteca; e salas de aula.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Miranda, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Valéria Epifânio da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração (PET ADM).

Ygor Angelim do Carmo, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração (PET ADM).

Waldemar Antonio da Rocha de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ (2010). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas e Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria da UFAM.

Luiza Maria Bessa Rebelo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Professora Associado III da Universidade Federal do Amazonas (1978-2011) e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora do Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UEA.

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Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos