SINAES e a avaliação dos cursos de graduação: a metodologia MCDA-C pode ajudar?

Autores

  • Mauricio Andrade de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
  • Marcus Vinicius Andrade de Lima UFSC
  • Carlos Rogério Montenegro de Lima Prof. e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração -PPGA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p61

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um sistema de avaliação de desempenho para os cursos de graduação levando em consideração as diretrizes do SINAES (avaliaçãodos cursos de graduação), o sistema de valores, necessidades, preferências daReitoria de uma universidade. A metodologia utilizada considerou aspectos qualitativos e quantitativos do contexto e baseou-se em uma abordagem construtivista para realizar o estudo. A complexidade do contexto decisório,denotada pela quantidade de informações, múltiplos interesses, atoresenvolvidos e aspectos legais (MEC/SINAES) levou a optar pela utilização daMetodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA– C).Através do sistema multicritério proposto, com base nos aspectos abordados foi possível explicitar de forma estruturada os desempenhos considerados insatisfatórios ou de boa performance. Os resultados evidenciados também permitiram a Reitoria a legitimidade do sistema na representação dos aspectos que se julgou relevante no contexto decisório bem como na sua adequação para a avaliação dos cursos de graduação sob a ótica do SINAES.

Biografia do Autor

Mauricio Andrade de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL

Atualmente atua como vice coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA). Tem interesse nos seguintes temas: gestão universitária, BSC, avaliação e performance organizacional e gestão estratégica.

Marcus Vinicius Andrade de Lima, UFSC

Professor do CSE da UFSC

Carlos Rogério Montenegro de Lima, Prof. e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração -PPGA

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Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos