A evasão na educação superior para o curso de bacharelado em sistema de informação

Autores

  • Michelli Slhessarenko Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú
  • Claudio Reis Gonçalo Universidade do Vale do Itajaí
  • Joana Carlos Beira Universidade do Vale do Itajaí
  • Priscila Cembranel Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p128

Palavras-chave:

Evasão, Estratégia, Ensino Superior

Resumo

O artigo faz menção à evasão de alunos do curso de Bacharelado em Sistema de Informação de uma Instituição Federal de Educação em Santa Catarina entre os anos de 2010 e 2011. Objetivou-se identificar as causas contribuintes para a evasão de alunos do curso e propor uma estratégia de marketing em serviços para reduzir a evasão de alunos. A metodologia utilizada compreende um estudo de caso de natureza qualitativa, procedimento de pesquisa documental A técnica utilizada para coleta de dados foram o questionário e a entrevista estruturada aplicada aos alunos evadidos do curso e representantes administrativos da instituição. A análise dos dados obtidos apontam como principais causas de evasão: a mudança de interesse, opção de vida ou indecisão profissional, a didática não eficiente dos professores, expectativas não atendidas em relação ao curso, a carga horária semanal de trabalho, os aspectos inadequados das salas de aula ao ensino, a falta de orientação adequada por parte da coordenação do curso e as dificuldades de acompanhamento do curso. As estratégias de marketing devem preocupar-se com o bem estar do aluno, sua orientação e adequação ao curso, preparando professores e melhorando a didática de ensino.

Biografia do Autor

Michelli Slhessarenko, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú

Bacharel em Administração – ênfase em Marketing.

Claudio Reis Gonçalo, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor, Professor Titular no Programa de Pós-graduação em Administração.

Joana Carlos Beira, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Administração e Turismo no Programa de Pós-graduação em Administração

Priscila Cembranel, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Administração e Turismo no Programa de Pós-graduação em Administração.

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Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos