A evasão na educação superior para o curso de bacharelado em sistema de informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p128Resumo
O artigo faz menção à evasão de alunos do curso de Bacharelado em Sistema de Informação de uma Instituição Federal de Educação em Santa Catarina entre os anos de 2010 e 2011. Objetivou-se identificar as causas contribuintes para a evasão de alunos do curso e propor uma estratégia de marketing em serviços para reduzir a evasão de alunos. A metodologia utilizada compreende um estudo de caso de natureza qualitativa, procedimento de pesquisa documental A técnica utilizada para coleta de dados foram o questionário e a entrevista estruturada aplicada aos alunos evadidos do curso e representantes administrativos da instituição. A análise dos dados obtidos apontam como principais causas de evasão: a mudança de interesse, opção de vida ou indecisão profissional, a didática não eficiente dos professores, expectativas não atendidas em relação ao curso, a carga horária semanal de trabalho, os aspectos inadequados das salas de aula ao ensino, a falta de orientação adequada por parte da coordenação do curso e as dificuldades de acompanhamento do curso. As estratégias de marketing devem preocupar-se com o bem estar do aluno, sua orientação e adequação ao curso, preparando professores e melhorando a didática de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).