Perfil metodológico da produção científica no Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas

Autores

  • Alair Ferreira de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danilo de Melo Costa UFMG
  • Ivan Beck Ckagnazaroff UFMG
  • Francisco Vidal Barbosa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p18

Resumo

A educação superior é um dos principais pilares para as nações buscarem o desenvolvimento tecnológico e a capacitação da população. Por este motivo, torna-se cada vez mais frequente o debate em prol de uma gestão universitária eficiênte. Sendo o Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas um dos principais eventos para a comunicação científica na área, o presente artigo objetiva identificar as abordagens metodológicas da produção científica dos eventos, traçando um perfil metodológico dos artigos. Para tanto, analisou-se 293 artigos científicos divididos em nove eventos (Colóquio I ao IX). Os dados coletados foram divididos nas seguintes categorias: Pesquisa Científica, Caracterização do estudo, Abordagem, Método de Pesquisa, Coleta de Dados e Análise de Dados. Os resultados demonstram uma evolução no rigor metodológico dos artigos com o passar dos anos, mas sinalizou a necessidade de se expandir os tipos de métodos utilizados. Finalmente, demonstrou-se que o Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas é um evento que atingiu um alto nível de maturidade e está pronto para receber as mais diversas contribuições metodológicas para ampliação dos estudos na importante área da gestão universitária.

Biografia do Autor

Alair Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela UFMG

Danilo de Melo Costa, UFMG

Doutorando em Administração pela UFMG

Ivan Beck Ckagnazaroff, UFMG

Doutor pela Doctoral Programme Aston Business School - Aston University. Professor do Cepead/UFMG

Francisco Vidal Barbosa, UFMG

Pós-doutor em Gestão de empresas de base tecnológica - setor de biotecnologia pela Harvard University. Professor do Cepead/UFMG

Downloads

Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos