Avaliação de cursos de graduação na modalidade a distância: uma experiência no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues
  • Rogério da Silva Nunes
  • Gilberto Müller Beuren
  • Bernardo Sfredo Miorando

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p191

Palavras-chave:

Avaliação, Educação a distância, Administração, SINAES

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de instrumento de avaliação de Cursos de Graduação na modalidade a distância. Em processo de validação, foi realizada uma aplicação no Curso de Graduação em Administração, modalidade a distância, em dez polos localizados no Estado de Santa Catarina: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça e Tubarão. O instrumento é dividido nas dimensões corpo docente, organização didático-pedagógica e instalações físicas, tal qual está previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Estão apresentados os resultados por polo e há um tratamento quantitativo dos 157 instrumentos respondidos pelos estudantes com relação aos constructos Os resultados permitiram identificar a satisfação dos estudantes, onde os melhores índices de aprovação em cada constructo foram: professores, no polo de Joinville; tutores presenciais, Joinville; tutores a distância, Laguna; coordenação de curso e de polo, Laguna; sistema de ensino, Joinville; participação em atividades acadêmicas, Joinville; organização do curso, Canoinhas; expectativas referentes à conhecimento e empregabilidade, Joinville; condições do polo, Chapecó; suporte acadêmico/técnico, Canoinhas; e tecnologias da informação (TIC’s), no polo de Joinville.

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Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos