A “dor do crescimento”: um estudo sobre o nível de estresse em pós-graduandos de contabilidade

Stella Maris Lima Altoé, Adriana Casavechia Fragalli, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p213

O aumento do número de Programas de pós-graduação Scricto Sensu em Ciências Contábeis tem impulsionado os discentes a ingressarem no ambiente acadêmico. Em paralelo a esta inserção constata-se que o conceito dos Programas, definido pela CAPES, está principalmente vinculado ao número de publicação em eventos e periódicos, o que por sua vez, faz com que os Programas de pós-graduação, em busca de boas avaliações, exerçam pressão em seus alunos a trabalharem intensamente no desenvolvimento de pesquisas. Neste sentido o propósito deste estudo é identificar o nível de estresse em estudantes de mestrado e doutorado em Contabilidade no Brasil, no sentido de constatar em qual estágio de estresse se encontram, conforme prevê o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa realizada com 265 pós-graduandos em Ciências Contábeis no Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento específico com questões relativas as características pessoais e questões referentes ao Inventário de Sintomas de Stress de Lipp, que foi disponibilizado à população alvo durante o mês de Janeiro de 2013, por meio do aplicativo eletrônico Google Docs. Após a análise descritiva e estatística com uso do Microsoft Excel e SPSS, concluiu-se que os sintomas de estresse mais apresentados foram: tensão muscular; insônia; cansaço constante; esquecimento; angústia ou ansiedade diária; e irritabilidade sem causa aparente. Dentre os pós-graduandos que apresentaram estresse, a maioria são mestrandos, sendo as mulheres mais estressadas do que os homens.


Palavras-chave


Estresse; Pós-graduandos; Contabilidade; Sintomas de Estresse; Fases de Estresse

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p213

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.