Universidades-Fundação: a empresarialização da educação superior em Portugal

Autores

  • Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (Braga).
  • António Fernando Freitas Tavares Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (Braga).
  • Rudimar Antunes da Rocha Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSCl)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p42

Resumo

O artigo trata do modelo de gestão pública do ensino superior para averiguar se há avanços no processo e na estrutura das universidades portuguesas transformadas em fundação, em relação à gestão do ensino superior público tradicional. No território lusitano, a adesão ao regime fundacional é regulamentada pela Lei nº 62/2007, de 10 Setembro de 2007, tendo sido transformadas em fundação três universidades. O tipo de pesquisa foi de multicasos (TRIVIÑOS, 2006) ou estudos de casos (YIN, 2005) e a técnica de levantamento de dados histórico-documental (MINAYO, 2001; SELLTIZ; WRIGHTSMAN; COOK, 2001), à luz da abordagem da pesquisa básica (LAKATOS; MARCONI, 1991). A análise foi qualitativa-descritiva (KERLINGER, 1980) e realizada no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. O estudo conclui que o modelo de gestão pública das Universidades-Fundação é uma tentativa de empresarialização do ensino superior com o objectivo de introduzir uma gestão mais profissional e eficiente, com o recurso à contratação. Este novo modelo introduziu alterações importantes na governação das universidades portuguesas estudadas com reflexo no processo de tomada de decisão.

Biografia do Autor

Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (Braga).

Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo - Ph.D em Administração Pública pela University of Exeter, Reino Unido. Professor Associado com Agregação de Administração Pública na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Tem artigos publicados em revistas científicas internacionais: Public Administration, International Review or Administrative Sciences, International Public Management Journal, Public Management Review, Public Performance & Management Review, Journal, Local Government Studies e Revista Enfoques: Ciência Política y Administración Pública. Autor do livro Gestão Pública em Portugal: Mudança e Persistência Institucional, Coimbra, Quarteto, 2001, e, co-autor em La Modernización Administrativa y la Governanza en Los Concellos del Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Vigo: Biblioteca dos Estudos Estratégicos, 2009, Colectânea de Administração Pública, Lisboa: Escolar Editora, 2013. Revisor de diversas revistas científicas.

António Fernando Freitas Tavares, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (Braga).

António F. Tavares - Ph.D. em Administração Pública pela Reubin O’D. Askew School of Public Administration and Policy da Florida State University. Professor Associado e Director do Programa de Doutoramento em Ciências da Administração da Universidade do Minho (Braga – Portugal). A sua investigação incide sobre temas relacionados com a Governação Local e com as Políticas Públicas no domínio ambiental. Tem trabalhos publicados em diversas revistas internacionais, incluindo Public Management Review, Policy Studies Journal, Local Government Studies, Management of Environmental Quality e European Journal on Criminal Policy and Research.

Rudimar Antunes da Rocha, Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSCl)

Rudimar Antunes da Rocha, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutorando na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (Portugal), com Bolsa Estágio Sênior (CAPES 2013-2014). Professor Associado III do Departamento de Ciências da Administração (CAD-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA-UFSC) e Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU-UFSC). Tem diversas publicações em revistas científicas Qualis, eventos científicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos