Expansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI: o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Juliana Maciel de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Helena Corrêa Weschenfelder Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p63

Palavras-chave:

Odontologia, Educação em Odontologia, Estudantes de Odontologia, Ensino Superior, Escolha da Profissão

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que tem por objetivo analisar o perfil do estudante ingressante do curso noturno de Odontologia em uma universidade pública no sul do Brasil, bem como os motivos de escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Iniciado no segundo semestre de 2010, o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propõe-se a inserir o estudante que trabalha durante o dia na universidade. Trata-se de um estudo observacional transversal. Foram convidados a participar da pesquisa todos os estudantes que realizaram a matrícula no curso em 2010, 2011 e 2012 (n=90).  A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. O estudo foi aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (protocolo no 21797). Um total de 88 estudantes participaram desse estudo (taxa de resposta = 97,8%). A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, brancos, solteiros, sem filhos, com até dois irmãos, naturais do estado do Rio Grande do Sul, residem com os pais e trabalham. É necessário o acompanhamento permanente da experiência dos cursos criados com base na proposta ‘REUNI’ em cada instituição federal.

Biografia do Autor

Juliana Maciel de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedagoga. Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Odontologia.  Vice-Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAUODO).Mestranda Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde – Mestrado Profissional. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Helena Corrêa Weschenfelder, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de graduação em Odontologia. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAUODO). Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAUODO). Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação. Mestre em Saúde Coletiva - Área de concentração: Epidemiologia

Downloads

Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos