Padrões de expectativas dos alunos sobre o serviço na educação superior: um estudo nos contextos público e privado

Autores

  • Domingos Fernandes Campos Universidade Potiguar
  • Catarina de Sena Matos Pinheiro Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p1

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, Expectativas, Educação superior, Universidade

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa com os alunos de duas universidades. São investigadas as correlações existentes entre os padrões de expectativas dos alunos em contextos público e privado, de cursos iguais em universidades diferentes e de cursos diferentes numa mesma universidade. O estudo, com uma amostra de 1174 universitários, envolveu 29 atributos relacionados ao serviço educacional em três cursos da área tecnológica. Os padrões foram analisados estatisticamente com base no emparelhamento das médias de respostas e no conjunto de prioridades dos grupos de respondentes. Os resultados não confirmam similaridade entre os padrões de expectativas nos diferentes contextos. Os alunos de uma IES privada e de uma IES pública não têm padrões de expectativas similares sobre um mesmo conjunto de atributos do serviço educacional. Os alunos de cursos diferentes de uma mesma IES não têm padrões de expectativas similares sobre um mesmo conjunto de atributos do serviço educacional. Os alunos de cursos similares, de IES diferentes, não têm padrões de expectativas similares sobre um mesmo conjunto de atributos do serviço educacional.

Biografia do Autor

Domingos Fernandes Campos, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidad Politécnica de Madrid

Professor do Mestrado Professional em Administração - Universidade Potiguar

Diretor Executivo da Empresa Produção e Sistemas Ltda

Catarina de Sena Matos Pinheiro, Universidade Potiguar

Professora da Universidade Potiguar

Diretor do Centro de Ciencias e Tecnologia

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos