Gestão do conhecimento para tomada de decisão: um estudo de caso na Empresa Júnior

Autores

  • Thiago Gonçalves Magalhães UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Irineu Manoel de Souza UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p108

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Processo decisório, Empresa júnior

Resumo

O conhecimento é o recurso primordial para as organizações no processo de tomada de decisão nos dias atuais, dessa forma, a gestão do conhecimento é uma ferramenta de grande importância para a criação e a retenção do conhecimento nas organizações, essencial para subsidiar o processo decisório. Entretanto a grande maioria das empresas, especialmente as pequenas e médias, ainda não possuem um processo de gestão do conhecimento formalizado, mas possuem algumas práticas que também apoiam de forma positiva o processo decisório. A Ação Júnior Consultoria Socioeconômicas, empresa Júnior do Centro Sócio Econômico da UFSC não possui um processo de gestão do conhecimento estruturado, mas possui diversas práticas nas quais a diretoria executiva se subsidia para a tomada de decisão na empresa, dessa maneira o objetivo do trabalho foi averiguar como as praticas de gestão de conhecimento na empresa dão suporte para o processo decisório.  A pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva e aplicada. Foram realizadas entrevistas com os membros da diretoria executiva com o intuito de levantar as práticas de gestão do conhecimento e posteriormente entender como subsidiam o processo de tomada de decisão. Como resultado pode-se perceber que a empresa possui diversas práticas de gestão do conhecimento e que são de grande importância para no processo decisório, no entanto se faz necessário uma melhor estruturação, formalização e acompanhamento dessas práticas e no tratamento dos conhecimentos gerados pelas mesmas.

Biografia do Autor

Thiago Gonçalves Magalhães, UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Aministração pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisa e monitoria na área de Gestão de pessoas, Competências  e Ensino a Distância.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências.

Irineu Manoel de Souza, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui a seguinte formação: a) Doutorado em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Universitária; b) Mestrado em Administração, também pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Institucional e Administração Universitária; c) Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Administrador da Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se há mais de três décadas a gestão pública, nas áreas de gestão acadêmica, gestão de pessoas e administração geral. Atua no ensino e na pesquisa nas seguintes áreas: Teoria Geral da Administração, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Gestão Universitária, Processo Decisório e Prospecção de Cenários, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos