O processo decisório e suas implicações na cooperação universidade, empresa e governo: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p221Resumo
As universidades públicas assumem, ao lado de suas funções institucionais de ensino e pesquisa, também o papel de agentes propulsores do desenvolvimento sócio-econômico ao estabelecerem uma ponte entre governo e empresas. Todavia, a característica complexa e pluralista destas organizações influencia o processo decisório e, conseqüentemente, o adequado cumprimento deste papel integrador. O objetivo deste estudo foi identificar as implicações do processo decisório de uma universidade no cumprimento de seu papel no modelo da Hélice Tríplice, com base nos mecanismos de transferência de tecnologia adotados. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, descritivo e ex-post-facto. Dados foram coletados através de entrevistas, documentos e observação não participante, e analisados por meio de técnicas de análise documental e de conteúdo. Resultados evidenciaram preponderância de características da Burocracia Profissional e de uma Anarquia Organizada no processo decisório, com impacto no movimento da hélice ao retardar ou acelerar seu movimento bilateral. Como implicações, destacaram-se a ambigüidade de objetivos entre os envolvidos, o forte aspecto político e a burocracia interna que ocasionam morosidade ou dinamicidade ao processo. Constatou-se que a Universidade tem cumprido seu papel de agente propulsor do desenvolvimento socioeconômico, bem como foi identificado o esforço institucional para criação de entidades híbridas que garantam maior autonomia e dinamicidade aos mecanismos de cooperação, a exemplo do Hotel Tecnológico, da Incubadora e do Escritório Verde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).