Valor agregado aos estudantes nos cursos de administração: uma comparação do desempenho entre instituições de ensino superior públicas e privadas

Autores

  • Adriana Amadeu Garcia Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Alexandre Mendes Nicolini Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Rui Otávio Bernardes de Andrade Universidade do Grande Rio - Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p24

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o desempenho das escolas que oferecem o curso de Administração e participaram do Enade em 2009, utilizando o IDD para medir qual a diferença entre o desempenho observado e esperado que cada tipo de IES apresentou. A pesquisa foi descritiva e explicativa, com pesquisa bibliográfica e de campo para levantamento dos microdados disponibilizados pelo Inep. Conclui-se que o IDD traz equidade ao processo e questiona sensos comuns, como a superioridade dos estudantes das IFES e o sentimento de que as particulares agregariam mais valor aos estudantes.

Biografia do Autor

Adriana Amadeu Garcia, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em administração pela Universidade Santa Úrsula (2004) e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006). Atualmente é professora Adjunta Mestre e Coordenadora da Disciplina Trabalho de Curso; do Curso de Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estudos organizacionais. E atua como consultora no Observatório Gerencial e é autora de quatro livros pela editora Atlas, todos na área de organizações.

Alexandre Mendes Nicolini, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela UFBA, tendo realizado seu estágio de doutoramento na Université Paris Dauphine. É também Mestre em Administração Pública pela FGV e Administrador de Empresas pela UERJ. Trabalha atualmente como Professor Adjunto no Núcleo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio. Sua atuação profissional e orientação de pesquisa estão intimamente ligadas às inter-relações da aprendizagem individual, social, teórica e prática, baseadas em sua experiência como pesquisador, professor, gestor acadêmico, avaliador ad hoc do MEC e líder de tema de Processos de Ensino na ANPAD. Entre os seus trabalhos científicos, destacam-se os artigos que discutem a formação em Administração no Brasil e o seu papel como avaliador de trabalhos científicos nas mais importantes revistas e congressos científicos da área.

Rui Otávio Bernardes de Andrade, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

É Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, possui Graduação em Administração de Empresas pela atual Faculdade Mackenzie - Rio, Graduação em Direito pelo Centro Universitário Bennett, Master em BUSINESS ADMINISTRATION - University of Wiscosin, Mestrado em Administração Pública e Governo pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAP - Fundação Getúlio Vargas- FGV e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Livre Docente pela Universidade Gama Filho - UGF, Professor Titular da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, ex-Professor Pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Tem longa experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Educacional, Desenvolvimento Organizacional e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, ensino superior, educação, gestão universitária e projeto pedagógico. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação -PPGA Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Ex-presidente do Conselho Federal de Administração - CFA no período 1996/2006. Ex-Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro - CRA/RJ. Ex-Presidente da Organização Latino Americana de Administração - OLA - Gestão 2006/2008. Presidente do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. É Relator da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração do INEP/MEC. Consultor ad-hoc do MEC para Avaliações Institucionais. Diretor do SEMERJ - Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro. Autor de diversos livros sobre Gestão de Instituições de Ensino, Gestão Ambiental, Negociação, Ética e Teorias da Administração. Pesquisador com Projetos na FAPERJ e CAPES.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos