Desenvolvimento de um protocolo de avaliação do desempenho de recursos humanos em instituições de ensino superior/IES: notas para a gestão acadêmica a partir do caso do Curso de Turismo/UFJF – Brasil

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sara Conceição Paula Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p243

Palavras-chave:

Gestão de recursos humanos, Instituições de ensino superior, Gestão de universidades

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada sobre a formação e inserção profissional no mercado de trabalho na área do turismo, no Brasil. Especificamente, discute-se aqui a realização de uma avaliação da gestão acadêmica do curso superior de bacharelado em turismo numa universidade federal brasileira à luz da gestão de seus recursos humanos. O estudo desenvolve uma metodologia própria, um protocolo de análise do perfil docente, baseado no cruzamento de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas, suportado pela existência de um sistema nacional de base de dados e informações de docentes e pesquisadores que alimenta e torna possível a aplicação do protocolo. Os resultados encontrados evidenciam, em geral, a produtividade coletiva e o seu perfil relacionado ao caso em estudo e, em particular, os graus de especialização e assimetria na produtividade individual dos docentes, além de eventuais incongruências entre a especialização dos profissionais versus as áreas de atuação, disciplinas lecionadas e orientações realizadas. Como conclusão, duas contribuições centrais são advogadas: (1) a elaboração de um protocolo pesquisa próprio, e (2) os indicadores dele derivados que servem tanto para o levantamento de diagnóstico, para o monitoramento e avaliação do desempenho da gestão acadêmica.

Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/PPGCSO. Doutor Ciências Sociais/UFJF. Mestre em Administração/UFMG. Bacharel em Turismo/UFMG. Endereço: Depto de Turismo, sala A-IV-46. Instituto de Ciências Humanas /UFJF. Minas Gerais/MG - Brasil. R. José Lourenço Kelmer, Campus Universitário, São Pedro. CEP.: 36036-330.

Sara Conceição Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação na Faculdade de Administração na universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos