Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p286Resumo
Este estudo empreendeu descrever e refletir sobre algumas das abordagens adotadas por um campus universitário, criado com vistas à identificação de vulnerabilidades e minimização de problemas de seu entorno, contribuindo com o Desenvolvimento Regional. Com a recente política nacional de expansão do Ensino Superior Federal, foi viabilizada a criação do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), em Matinhos, litoral do Paraná. Para este estudo, foi conduzida pesquisa teórica e social de cunho qualitativo, por meio de análise documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com atores sociais (gestores, docentes e coordenadores pedagógicos), que estão vivenciando historicamente o processo de implantação do campus. A pesquisa identificou: patrimônios e vulnerabilidades da região, que justificaram a viabilização do campus neste local; concepções de Desenvolvimento Regional em nível de sustentabilidade e ecodesenvolvimento adotadas institucionalmente; a formação de sujeitos por meio de uma abordagem metodológica diferenciada, que visa instrumentalizá-los a intervirem na realidade regional, por meio de abordagens específicas. A consolidação deste estudo permitiu compreender um pouco dos processos da UFPR Litoral, levantar algumas indagações sobre os modos com que esta se propõe a contribuir no desenvolvimento e algumas particularidades de uma proposta em ininterrupta constru-lapidação, que requer a continuidade de estudos e pesquisas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).