Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense

Autores

  • Clovis Wanzinack Universidade Federal do Paraná
  • Marcos Claudio Signorelli Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p286

Palavras-chave:

Universidade, Desenvolvimento regional, Litoral do Paraná, Projeto político-pedagógico

Resumo

Este estudo empreendeu descrever e refletir sobre algumas das abordagens adotadas por um campus universitário, criado com vistas à identificação de vulnerabilidades e minimização de problemas de seu entorno, contribuindo com o Desenvolvimento Regional. Com a recente política nacional de expansão do Ensino Superior Federal, foi viabilizada a criação do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), em Matinhos, litoral do Paraná. Para este estudo, foi conduzida pesquisa teórica e social de cunho qualitativo, por meio de análise documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com atores sociais (gestores, docentes e coordenadores pedagógicos), que estão vivenciando historicamente o processo de implantação do campus. A pesquisa identificou: patrimônios e vulnerabilidades da região, que justificaram a viabilização do campus neste local; concepções de Desenvolvimento Regional em nível de sustentabilidade e ecodesenvolvimento adotadas institucionalmente; a formação de sujeitos por meio de uma abordagem metodológica diferenciada, que visa instrumentalizá-los a intervirem na realidade regional, por meio de abordagens específicas. A consolidação deste estudo permitiu compreender um pouco dos processos da UFPR Litoral, levantar algumas indagações sobre os modos com que esta se propõe a contribuir no desenvolvimento e algumas particularidades de uma proposta em ininterrupta constru-lapidação, que requer a continuidade de estudos e pesquisas.

Biografia do Autor

Clovis Wanzinack, Universidade Federal do Paraná

Professor Assistente I da Universidade Federal do Paraná, do Curso de graduação em Gestão Pública.

Marcos Claudio Signorelli, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto I em Saúde Coletiva

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos