Aprendizagem a distância: um estudo à luz da abordagem construtivista

Autores

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marcelo Cambraia de Alvarenga Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Juliana Borges Martins Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p308

Resumo

Este estudo de caso qualitativo objetivou identificar e analisar aspectos relacionados ao processo de aprendizagem de alunos do curso de bacharelado a distância em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. O campo empírico é formado por alunos do Polo de Águas Formosas – MG e os dados foram obtidos por meio de depoimentos em fóruns propostos na plataforma Moodle. Destaca-se que, na visão dos alunos, a leitura é a principal estratégia para a aprendizagem e a internet o principal meio para o acesso às informações. Ademais, as interações com colegas de curso e com os presentes nos demais espaços sociais dos graduandos, com destaque para o ambiente de trabalho, foram citadas como fundamentais para o desencadeamento de reflexões sobre a dualidade teoria-prática suscitando em ressignificações da realidade. Na busca por melhoria do processo de aprendizagem nos cursos a distância, é proposto: (1) melhorar o planejamento e organização do material para a leitura; (2) conhecer o perfil dos alunos; (3) valorizar os grupos formados em torno do curso; (4) reforçar o aproveitamento dos grupos espontâneos; (5) investir em estrutura e tecnologia adequadas; (6) tornar o professor um orientador, centrando no aprendiz o protagonismo da aprendizagem.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Assistente II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Campus do Mucuri. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa- UFV. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Pós-Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/EBAPE. Professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Marcelo Cambraia de Alvarenga, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade do Vale do Rio Doce. Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Juliana Borges Martins, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Bacharel em Administração e Economia e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos