Fatores de influência na escolha de um Curso de Pós-Graduação: uma análise do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da UFJF
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p86Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os fatores que motivam os alunos a se matricularem no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como pano de fundo para o entendimento do problema investigado, o trabalho aborda algumas características da sociedade contemporânea, em especial aquelas ligadas ao perfil profissional demandado e à crescente competitividade. Outros temas estudados são a história e o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação na modalidade MBA e as principais teorias sobre o comportamento do consumidor, no que tange à escolha de determinados produtos ou serviços. Foi realizada uma pesquisa de campo com uma amostra do tipo conglomerado, da qual participaram os alunos matriculados em 2012. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas sobre o perfil dos participantes, seus interesses e expectativas determinantes da escolha do curso. O artigo apresenta as conclusões a que foi possível se chegar após a tabulação desses dados, destacando a preponderância do desejo de adquirir novos conhecimentos e maior capacitação profissional, como fatores indutores da matrícula em um MBA, e a tradição e qualidade de ensino como determinantes na escolha da instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).