Clima organizacional: fatores significativos na percepção de docentes e discentes vinculados a programas de pós-graduação

Angélica Balconi Moro, Laércio André Gassen Balsan, Vânia Medianeira Flores Costa, Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar os fatores significativos do clima organizacional em programas de pós-graduação (PPGs), na percepção de docentes e discentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter quantitativo do tipo multi-casos. Participou da pesquisa uma amostra de 200 alunos e 52 professores de quatro PPGs de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Os fatores selecionados para a realização deste estudo foram: Relacionamento Interpessoal; Gestão; Envolvimento/Comprometimento; Organização e Condições de trabalho; e, Realização/Satisfação. A análise dos dados demonstrou que alguns fatores, como Relacionamento interpessoal, Gestão, Envolvimento/comprometimento, Realização/satisfação apresentam alto nível de satisfação entre a amostra pesquisada. Já o fator Organização e condições de trabalho necessita atenção especial para a manutenção da satisfação dos indivíduos e consequente melhoria do clima organizacional dos PPGs.


Palavras-chave


Clima organizacional; Programa de pós-graduação; Docentes; Discentes; Avaliação

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p1

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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