Clima organizacional: fatores significativos na percepção de docentes e discentes vinculados a programas de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p1Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os fatores significativos do clima organizacional em programas de pós-graduação (PPGs), na percepção de docentes e discentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter quantitativo do tipo multi-casos. Participou da pesquisa uma amostra de 200 alunos e 52 professores de quatro PPGs de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Os fatores selecionados para a realização deste estudo foram: Relacionamento Interpessoal; Gestão; Envolvimento/Comprometimento; Organização e Condições de trabalho; e, Realização/Satisfação. A análise dos dados demonstrou que alguns fatores, como Relacionamento interpessoal, Gestão, Envolvimento/comprometimento, Realização/satisfação apresentam alto nível de satisfação entre a amostra pesquisada. Já o fator Organização e condições de trabalho necessita atenção especial para a manutenção da satisfação dos indivíduos e consequente melhoria do clima organizacional dos PPGs.
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