Uma análise sobre a produção acadêmica dos docentes das universidades estaduais paranaenses de 2008 a 2012

Autores

  • Luciano Gomes dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Jaqueline Horvath Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p22

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Docentes universitários, Universidades paranaenses

Resumo

O presente artigo teve como objetivo verificar a produção acadêmica qualificada dos docentes de Ciências Contábeis das universidades estaduais paranaenses, no período de 2008 a 2012. O foco da pesquisa foram os docentes que possuem titulação de mestre ou doutor, uma vez que, segundo a legislação, a produção científica não é atribuição prioritária dos docentes especialistas. Após levantamento inicial, a amostra pesquisada foi de 76 docentes. A metodologia empregada foi a análise documental, utilizando-se como fonte principal os documentos oriundos dos currículos cadastrados na plataforma Lattes do CNPQ. Após o término da coleta e análise de dados, chegou-se às seguintes conclusões: a maioria dos mestres ou doutores, entre os anos de 2008 até 2012, apresentam poucos artigos publicados em periódicos referenciados pelo Qualis, sendo que 35,45% da amostra não produziram nenhum artigo. De acordo com Barth, Ensslin e Reina (2012), o processo de titulação como mestre e doutor não tem por objetivo principal o ingresso na docência, mas sim a melhora na capacitação. Entretanto, segundo dados pesquisados, os mestres e doutores das universidades estaduais pesquisadas não apresentaram melhora na sua capacitação, quando analisado sob a ótica da pesquisa científica. Com base nos dados pesquisados, conclui-se que, para a maioria deles, o perfil de pesquisador não foi alavancado.

Biografia do Autor

Luciano Gomes dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Docente do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Jaqueline Horvath, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Ciências Contábeis - UEL

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Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos