Valores individuais e comprometimento organizacional: um estudo com o corpo docente de instituição de ensino superior

Autores

  • Saulo Henrique Brito Matos Martins UNICEUMA
  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Dom Cabral , PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p227

Resumo

Este estudo foi desenvolvido junto a instituição de ensino superior (IES). Nesse contexto, decidiu-se por realizar esta pesquisa, que teve como objetivo principal identificar relações entre os construtos valores individuais e comprometimento organizacional dos professores da IES pesquisada. Foram aplicados 550 questionários, sendo que dos 189 devolvidos, 157 foram considerados válidos.  Os resultados quanto aos valores individuais revelaram que os valores mais presentes na equipe foram referentes aos tipos motivacionais benevolência, conformidade e autodeterminação. Quanto ao nível de comprometimento, identificou-se que o afetivo foi o mais presente no grupo pesquisado, seguido pelo normativo e, por último, o instrumental. Para verificar possíveis relações entre os valores individuais e o comprometimento organizacional, utilizou-se a análise de correlação de Pearson. Os resultados apuraram correlação positiva e significativa entre comprometimento e os tipos motivacionais hedonismo e segurança. O comprometimento normativo apresentou correlação positiva e significativa com os tipos motivacionais benevolência, conformidade, realização e segurança.

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Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos