Contribuição do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de uma instituição privada de ensino superior do Recife
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p77Resumo
Esta pesquisa analisou as contribuições do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de uma instituição privada de ensino superior do Recife. O tópico selecionado é uma replicação da dissertação de Silva (2013), “CONTRIBUIÇÕES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS”. Para isto, foi realizado um estudo de caso qualitativo e utilizou métodos como codificação, redação de memorandos, amostragem teórica para analisar o resultado, conforme orientado por Charmaz (2009), buscando criar categorias sólidas e análises reveladoras através da saturação e classificação. O estudo corroborou com outros estudos sobre o tema. Foi observado que a instituição utilizou o PDI como ferramenta estratégica, que enfrentou resistência na implantação, porém o saldo foi positivo para instituição visto que contribuiu para a comunicação interna que era algo desejado pela instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).