Contribuição do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de uma instituição privada de ensino superior do Recife

Autores

  • Maria Caroline Carneiro Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jéssica Maria Muniz Côrtes Universidade Federal de Pernambuco
  • Joséte Florêncio dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p77

Palavras-chave:

PDI, Planejamento estratégico, IES, Estudo de caso

Resumo

Esta pesquisa analisou as contribuições do Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento estratégico na gestão de uma instituição privada de ensino superior do Recife. O tópico selecionado é uma replicação da dissertação de Silva (2013), “CONTRIBUIÇÕES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS”. Para isto, foi realizado um estudo de caso qualitativo e utilizou métodos como codificação, redação de memorandos, amostragem teórica para analisar o resultado, conforme orientado por Charmaz (2009), buscando criar categorias sólidas e análises reveladoras através da saturação e classificação. O estudo corroborou com outros estudos sobre o tema. Foi observado que a instituição utilizou o PDI como ferramenta estratégica, que enfrentou resistência na implantação, porém o saldo foi positivo para instituição visto que contribuiu para a comunicação interna que era algo desejado pela instituição.

Biografia do Autor

Maria Caroline Carneiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD da UFPE.

Jéssica Maria Muniz Côrtes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD da UFPE.

Joséte Florêncio dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela NHTV Breda University of Applied Sciences(2013). Professor Adjunto 1 da Universidade Federal de Pernambuco, Professor Adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora adjunta III do Departamento de Hotelaria e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos