A presença da inovação nos Planos de Desenvolvimento Institucional das universidades públicas paranaenses

Autores

  • Elizandra da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Andréa Paula Segatto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p193

Palavras-chave:

Universidades públicas, Inovação, Plano de Desenvolvimento Institucional

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a presença da inovação nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI´s) das universidades públicas paranaenses, investigando como ocorre esta inserção e quais áreas de atuação da universidade enfoca. Trata-se de um estudo exploratório utilizando o método qualitativo de Análise de Conteúdo, realizado a partir dos textos originais dos PDI´s de todas as sete universidades públicas (federais e estaduais) do estado do Paraná, Brasil, coletados entre julho e agosto de 2010. Como resultado identificou-se a presença da inovação nos PDI´s de seis das sete universidades, sendo que nas de esfera federal a preocupação com a inovação aparece com muito mais frequência que nas de esfera estadual, cujas menções foram pouco significativas ou inexistentes. A inovação é considerada em grande parte relacionada ao ensino e à pesquisa, sendo menos presente na extensão e na gestão de processos internos. Concluiu-se que a inovação ainda não é um tema amplamente presente nos planejamentos das universidades públicas paranaenses.

Biografia do Autor

Elizandra da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora adjunta no curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2012), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996).

Andréa Paula Segatto, Universidade Federal do Paraná

Professora associada no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Orientadora de mestrado e doutorado no PPGADM/UFPR. Doutorado (2001) e mestrado (1996) em Administração pela Universidade de São Paulo, e graduação em Administração (1991) e em Ciências Econômicas (1990) pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos