Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: evidências de mudanças na gestão organizacional

Autores

  • Socorro de Fátima da Silva Viegas Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Eugênia Rosa Cabral Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p236

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ensino superior, Organização sustentável

Resumo

A mobilização política em defesa do meio ambiente, nas últimas décadas, em nível internacional, promoveu discussões sobre sustentabilidade, o que resultou em mudanças nos modelos de gestão organizacional, em resposta a pressões exercidas por organismos internacionais e por ambientalistas. Tais pressões condicionam mudanças de comportamento organizacional e medidas regulamentadoras que propiciem maior controle de suas ações. O estudo objetiva analisar formas de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de um novo modelo de gestão, que incorpore a dimensão socioambiental e contribua para a sustentabilidade. Para tal, são analisadas algumas experiências em instituições brasileiras e de outros países quanto à adoção da sustentabilidade como modelo de gestão ou princípio norteador desta. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, parte de um estudo mais amplo, ainda em construção, que busca evidências de sustentabilidade, particularmente em uma instituição de ensino superior na Amazônia brasileira – a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Os resultados do estudo mostram que IES estão na vanguarda da construção de conhecimento e de valores sustentáveis, bem como na incorporação desses conhecimentos e valores nos seus modelos de gestão. São evidências de possíveis caminhos que uma IES pode seguir para tornar-se uma Organização Sustentável.

Biografia do Autor

Socorro de Fátima da Silva Viegas, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PPAD/UNAMA, socióloga com experiência na área de gestão de IES pública. Desenvolve pesquisa sobre o tema da sustentabilidade.

Eugênia Rosa Cabral, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Professora pós-stricto sensu - Nível III do Programa de Pós Graduação em Administração (PPAD Mestrado e Doutorado), da Universidade da Amazônia. Desenvolve pesquisas na área da Política Pública, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação ambiental, gestão ambiental pública e empresarial, instrumentos de política ambiental, ambientalismo empresarial, políticas públicas e grupos de interesse, estudo de impacto ambiental.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos