Novas formas de relação com a sociedade por meio da identificação de atributos que compõem a personalidade da marca de uma IES

Autores

  • Gustavo da Rosa Borges FURB
  • Marcelo Dockhorn FURB
  • Vania Biavatti FURB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p25

Palavras-chave:

IES, Marca, Personalidade de Marca

Resumo

A personalidade da marca de uma IES é uma forma que a mesma tem de se comunicar com a sociedade (DA ROCHA e ALPERSTEDT, 2006), sendo um assunto debatido no marketing (SUNG e KIM, 2010). Admitindo a necessidade de uma IES trabalhar de uma forma eficiente a sua gestão de marketing (Kotler e Fox 1996; TORRES, 2004; HARMON e WEBTSTER, 2007; BRAVIN e IKEDA, 2010; HAMMOND; BRAVIN e IKEDA, 2010; ZEBAL e GOODWIN, 2012), e principalmente a sua comunicação com a sociedade, o presente artigo buscou estudar como os alunos percebem a personalidade de marca em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no interior de Santa Catarina. Para tanto, realizou-se duas abordagens qualitativas do tipo focus group com 43 alunos de graduação dos cursos de graduação em pedagogia, letras, matemática e história. Os resultados revelaram haver mais 52 atributos que podem ser uma característica humana a uma determinada marca (personalidade), especificamente para IES. Por meio de estudos bibliográficos em outras pesquisas similares, observou-se a existência de 144 atributos que podem representar a personalidade de uma marca. A adoção de personalidade de marcar por uma IES faz parte de uma perspectiva recente que busca uma melhor identificação da mesma no mercado.

Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, FURB

Doutorando em Administração pela FURB

Membro do grupo de pesquisa em Gestão Universitária da FURB

Mestre em Administração

Especialista em Marketing

Graduado em Administração

Marcelo Dockhorn, FURB

Bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002); Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009); Especialista em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Especialista em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pela Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde (2007). Doutorando do Programa de Ciências Contábeis e administração da FURB

Vania Biavatti, FURB

Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP;

Mestre em Educação Ensino Superior - FURB;


Especialização em Psicopedagogía de la Educación - Universidad de La Habana;

Graduada em Pedagogia - FURB.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos