Proposição e teste de um modelo de escolha de cursos de graduação

Autores

  • Átila Simões da Cunha Centro Universitário UNA
  • Gustavo Quiroga Souki Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Mário Teixeira Reis Neto Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p86

Resumo

A expansão do ensino superior brasileiro provocou crescimento da oferta de vagas acima da demanda, despertando necessidade de melhor compreender como os estudantes escolhem onde estudar. Os objetivos desta pesquisa consistem em identificar os atributos considerados para tal escolha, a capacidade de tais atributos explicarem a crença dos estudantes em terem tomado a decisão correta. Para atender a esses objetivos foi conduzido um levantamento do tipo survey, com base em um corte transversal, com amostra de 1.823 estudantes. Os resultados apontaram que a “crença de ter tomado a decisão correta” se apoia principalmente na “imagem da instituição” e no “preço baixo”. A “imagem da instituição” foi explicada por “professores e qualidade do ensino”, “status”, “tradição e reconhecimento”, “sucesso profissional e pessoal”, “acessibilidade de localização”, “infraestrutura”, “atividades extracurriculares” e a “possibilidade de viabilização da graduação”. Estes e outros atributos foram identificados e apresentados no modelo hipotético proposto.

 

Biografia do Autor

Átila Simões da Cunha, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA

Gustavo Quiroga Souki, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mário Teixeira Reis Neto, Universidade Fumec

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Fumec.

Downloads

Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos