Evidenciação do estado da arte do tema gestão de docentes em instituições de ensino superior

Autores

  • Leonardo Ensslin Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Maurício Andrade de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Caroline Carneiro Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p114

Resumo

O objetivo desta pesquisa é aprofundar o conhecimento dos pesquisadores sobre o tema Gestão de Docentes em Instituições de Ensino Superior, com o intuito de conhecer as mais relevantes produções científicas internacionais sobre o assunto, seus autores, periódicos e palavras-chave. Para tanto, foi elaborado um Portfólio Bibliográfico, utilizando-se como instrumento de intervenção o ProKnow-C que, após pesquisa nas bases Scopus, Web of Science, ScienceDirect, ASSIA e Ebsco host, e o processo de filtragem realizado com o auxílio do instrumento de intervenção, resultou em 18 artigos finais. A partir deste portfólio foi possível evidenciar que o periódico mais presente na literatura é o Teaching and Teacher Education. O artigo mais citado é o The impact of training of university teachers on their Os autores com mais destaque são: Lindblom-Ylänne, S., Nevgi, A. e Trigwell, K. e, as palavras-chave mais presentes são: Teacher, University, Performance, Evalu, Management, Assess e Higher Education.

Biografia do Autor

Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Ph.D. em Industrial and Systems Engineering pela University of Southern/Califórnia

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Possui pós-doutorado pela Universidade de Valência - Espanha (2004), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - Programa de Mestrado em Administração (PPGA). Exerceu diversos cargos executivos no Governo do Estado de Santa Catarina. Consultor, palestrante e professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino do país. É editor da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios - REEN (PPGA/UNISUL). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho Organizacional. Realiza pesquisas científicas sobre os temas Avaliação de Desempenho, Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). É líder do Grupo de Pesquisa Avaliação do Desempenho Organizacional e integra o Grupo Gestão Pública e Avaliação de Desempenho, ambos registrados no CNPq. Coordena Projetos de Pesquisa junto à órgãos de fomento e Projeto de Mobilidade Docente e Discente Internacional (CAPES/AULP).

Maurício Andrade de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1992), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2003), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (1999) e Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL / Universidade de Sherbrook / IGLU / OUI / Canadá (2004). Desde 2000 atua na UNISUL nas áreas administrativa e acadêmica. Desde 2011 dedica-se exclusivamente a área acadêmica como professor de graduação e pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA - 2012:2013). De 2001 a 2003 integrou a Assessoria de Planejamento Estratégico (ASPLAN); de 2004 a 2007 atuou como diretor da Unidade Norte da Ilha; de 2007 a 2008 como Analista Econômico-Financeiro da Direção do Campus Grande Florianópolis; de 2008 a 2009 como Controller; de 2009 a 2011 como Assessor Econômico-Financeiro Institucional (Reitoria). Tem interesse nos seguintes temas: Gestão Universitária, Avaliação e Desempenho da Performance Organizacional, Gestão Estratégica

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo Chaves é graduado em Ciência da Computação e Administração. Já trabalhou com desenvolvimento de Sistemas e na ára gerencial. Atualmente é Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos