Longe dos olhos, longe do coração: desafios de gestão de uma universidade pública a partir da percepção dos seus gestores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p240Resumo
Este estudo buscou identificar como gestores de uma IFES avaliam a gestão da universidade por meio de um websurvey respondido por 272 servidores que ocupam cargo de direção ou função gratificada. Oito dimensões foram avaliadas por meio de questões fechadas. Os resultados sugerem que os gestores têm uma avaliação positiva da maioria das dimensões avaliadas. Os pontos críticos se localizam nas questões de segurança pessoal e patrimonial e de estrutura física. Os gestores consideram que sua atuação como satisfatória, principalmente, porque são capazes de solucionar os problemas que enfrentam; conhecem a equipe que lideram; sentem-se preparados para exercer as suas atividades e buscam se qualificar para o exercício da função. Dentre os problemas levantados destacam-se a insuficiência do número de funcionários; falhas no processo de comunicação; infraestrutura deficiente e demora no atendimento das solicitações de serviços. Os gestores não se sentem responsáveis pelos problemas apontados, mas atribuem a si mesmo competências e conhecimentos elevados para a realização das suas tarefas, sugerindo viés de atribuição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).