Orientação estratégica: análise do comportamento de coordenadores de curso de uma universidade pública federal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p48Resumo
Diferentes tipologias de posicionamento gerencial têm sido elaboradas por pesquisadores cujas linhas de pesquisa circundam a estratégia. Parece haver consenso entre estes pesquisadores que uma das tipologias com crivo científico é a desenvolvida por Miles e Snow (1978). Sob outro aspecto, as organizações educacionais têm vivenciado diferentes (re) configurações procurando se adaptar às recentes necessidades da sociedade e ao público acadêmico que hoje é multifacetado em termos de origens, perspectivas e expectativas. Desta maneira objetiva-se com esta pesquisa identificar o comportamento estratégico predominante dos coordenadores de uma Universidade Pública Federal. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, com o uso da técnica survey. A amostra compreendeu 46 coordenadores, e estes dados foram tratados valendo-se de técnicas multivariadas. Os resultados acusaram que o comportamento predominante dos coordenadores de curso é o defensor. Na sequência foram identificados os comportamentos reativo, prospector e analista, nesta ordem. Concluiu-se que a orientação estratégica da maioria dos coordenadores de curso segue uma linha conservadora, realizando apenas as práticas que foram planejadas quando do desenvolvimento do projeto pedagógico dos cursos, desconsiderando a proposição de inovações. Chamou a atenção o fato de em segundo lugar ser identificado o comportamento reativo.
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