Percepção do estudante de graduação sobre o ambiente acadêmico da UFG: análise fatorial e de cluster

Everton Wirbitzki da Silveira, Victor Souza Martins e Verdu, Rosangela Nunes Almeida de Castro, José Carlos Seraphin, Patrícia de Sá Barros

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p220

Este artigo apresenta os resultados da utilização de análise fatorial e de cluster a partir da percepção dos estudantes de graduação em relação ao ambiente acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG). A primeira metodologia, qual seja, a análise fatorial, permite identificar cinco fatores extraídos a partir das 19 questões analisadas de um total de 26 respondidas pelos discentes no momento da matrícula no segundo semestre de 2013. Enquanto a segunda metodologia, a análise de cluster, segmentou oito grupos para os 106 cursos da UFG, destacando que em alguns agrupamentos predominaram áreas como das ciências da saúde, da informação e das engenharias, permitindo concluir que os estudantes possuem percepções semelhantes conforme sua área do conhecimento, mesmo variando os campi em que frequentam as aulas.


Palavras-chave


Avaliação institucional; Gestão Universitária; Ambiente acadêmico

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p220

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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