Universidades privadas e o Enade: qual categoria administrativa tem melhor desempenho no curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p1Resumo
Em função da mercantilização do ensino superior, e do espaço conquistado pelas universidades privadas neste cenário, o presente artigo tem como objetivo identificar, dentre as universidades privadas, qual a categoria administrativa – com fins lucrativos, sem fins lucrativos ou especial – que apresenta melhor desempenho no Enade. Para tanto, foram considerados os resultados nas três edições do Enade (2006, 2009 e 2012) das universidades privadas que oferecem o curso de bacharelado em Administração. A pesquisa foi descritiva e o levantamento de dados realizado com base em pesquisa bibliográfica. A base de dados disponibilizada pelo Inep foi de fundamental importância para se responder à questão levantada, desenvolvendo um trabalho de natureza quantitativa. Os resultados demonstram que os cursos ofertados em Instituições de Ensino Superior (IES) sem fins lucrativos têm avaliações superiores às suas congêneres que visam ao lucro, principalmente se elas forem filantrópicas ou confessionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).