Universidades privadas e o Enade: qual categoria administrativa tem melhor desempenho no curso de Administração

Autores

  • Adriana Amadeu Garcia Torres Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Paulo Cesar de Albuquerque Macedo Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Alexandre Mendes Nicolini Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Rui Otávio Bernardes de Andrade Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Evandro de Campos Câmara Universidade do Grande Rio - Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p1

Resumo

Em função da mercantilização do ensino superior, e do espaço conquistado pelas universidades privadas neste cenário, o presente artigo tem como objetivo identificar, dentre as universidades privadas, qual a categoria administrativa – com fins lucrativos, sem fins lucrativos ou especial – que apresenta melhor desempenho no Enade. Para tanto, foram considerados os resultados nas três edições do Enade (2006, 2009 e 2012) das universidades privadas que oferecem o curso de bacharelado em Administração. A pesquisa foi descritiva e o levantamento de dados realizado com base em pesquisa bibliográfica. A base de dados disponibilizada pelo Inep foi de fundamental importância para se responder à questão levantada, desenvolvendo um trabalho de natureza quantitativa. Os resultados demonstram que os cursos ofertados em Instituições de Ensino Superior (IES) sem fins lucrativos têm avaliações superiores às suas congêneres que visam ao lucro, principalmente se elas forem filantrópicas ou confessionais.

Biografia do Autor

Adriana Amadeu Garcia Torres, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em administração pela Universidade Santa Úrsula (2004) e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006). É professora Adjunta Mestre do Curso de Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio e doutoranda do curso de Administração do PPGA na mesma IES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estudos organizacionais. Atua como consultora no Observatório Gerencial e é sócia-proprietária da Thistorres Corretora de Seguros. É autora de quatro livros pela editora Atlas, todos na área de organizações, e tem interesse na área de Inovação nas Organizações.

Paulo Cesar de Albuquerque Macedo, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela UFF; Especialista em Administração Rural pela UFLA; Graduado em Administração pela UFRRJ, com equivalência de licenciatura plena pelo ISERJ; Professor Adjunto Mestre na graduação da UNIGRANRIO; Pesquisador associado ao INTEGRA- Laboratório de Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária da UNIGRANRIO; Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Administração da UNIGRANRIO Coordenador do Curso Técnico em Administração na rede FAETEC.

Alexandre Mendes Nicolini, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela UFBA, tendo realizado seu estágio de doutoramento na Université Paris Dauphine. É também Mestre em Administração Pública pela FGV e Administrador de Empresas pela UERJ. Trabalha atualmente como Professor Adjunto no Núcleo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio. Sua atuação profissional e orientação de pesquisa estão intimamente ligadas às inter-relações da aprendizagem individual, social, teórica e prática, baseadas em sua experiência como pesquisador, professor, gestor acadêmico, avaliador ad hoc do MEC e líder de tema de Processos de Ensino na ANPAD. Entre os seus trabalhos científicos, destacam-se os artigos que discutem a formação em Administração no Brasil e o seu papel como avaliador de trabalhos científicos nas mais importantes revistas e congressos científicos da área.

Rui Otávio Bernardes de Andrade, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

É Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, possui Graduação em Administração de Empresas pela atual Faculdade Mackenzie - Rio, Graduação em Direito pelo Centro Universitário Bennett, Master em BUSINESS ADMINISTRATION - University of Wiscosin, Mestrado em Administração Pública e Governo pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAP - Fundação Getúlio Vargas- FGV e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Livre Docente pela Universidade Gama Filho - UGF, Professor Titular da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, ex-Professor Pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Tem longa experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Educacional, Desenvolvimento Organizacional e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, ensino superior, educação, gestão universitária e projeto pedagógico. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação -PPGA Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Ex-presidente do Conselho Federal de Administração - CFA no período 1996/2006. Ex-Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro - CRA/RJ. Ex-Presidente da Organização Latino Americana de Administração - OLA - Gestão 2006/2008. Presidente do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. É Relator da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração do INEP/MEC. Consultor ad-hoc do MEC para Avaliações Institucionais. Diretor do SEMERJ - Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro. Autor de diversos livros sobre Gestão de Instituições de Ensino, Gestão Ambiental, Negociação, Ética e Teorias da Administração. Pesquisador com Projetos na FAPERJ e CAPES.

Evandro de Campos Câmara, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Administração pela Universidade do Grande Rio (2014) e ensino médio pelo Colégio Fluminense (2008) . Atualmente é Bolsista de Iniciação Tecnológica da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos