O processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior

Ricardo Antonio De Marco, Gabriela Gonçalves Silveira Fiates

Resumo


Este artigo objetivou analisar o processo de formação de estratégias nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. A pesquisa é de cunho quantitativo, e a partir dos dados coletados com um  survey, a análise foi realizada com estatística multivariada. Os resultados demonstram que o processo real de formação de estratégias caracteriza-se como um processo planejado, fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral. Concluiu-se que as IES estudadas percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado de formação de estratégias; apesar disso parece afastar-se do processo como formação e aproximar-se do processo como formulação de estratégias.  


Palavras-chave


Instituições; Ensino superior; Estratégia

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p211

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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