Modelo para análise de capacidade de projetos de pesquisa de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Marcelo Benedetti Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Gabriel Vidor Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p278

Resumo

As instituições de ensino superior no Brasil estão em forte crescimento devido à demanda de profissionais pela indústria e à exigência de novas tecnologias. Para explorar esse crescimento e se tornar referência em seu segmento, as instituições vêm se aprofundando em metodologias aplicadas nas indústrias para se tornarem mais competitivas. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo desenvolver um modelo para analisar a capacidade de execução em projeto de pesquisa de uma instituição de ensino superior. Esse modelo aplica os conceitos de capacidade, método simplex e modelagem de cenários para geração de cenários, resultando em um índice de maximização da taxa da margem de contribuição total da capacidade. Esse resultado é um indicativo de viabilidade do projeto em análise. A validação desse estudo foi realizada pela análise de um grupo de projetos do laboratório de pesquisa ambientais de uma instituição de ensino superior. No final do estudo pode-se constatar a eficiência do modelo para a tomada de decisão, demonstrando que é possível gerar cenários que foquem em aspectos importantes para o determinado contexto.

Biografia do Autor

Marcelo Benedetti, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Caxias do Sul

Gabriel Vidor, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos