O Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – o perfil dos prováveis formandos

Autores

  • Irineu Manoel de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Flora Moritz da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Tássia Grüdtner Basílio Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Thalita Bez Batti de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p60

Resumo

No Brasil, o curso de Graduação em Administração é o mais buscado pelos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior. Com isso, está ocorrendo considerável aumento da disputa por vagas no mercado de trabalho, exigindo novas habilidades do administrador. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o perfil profissional dos prováveis formandos do curso de Graduação em Administração da UFSC nos semestres 2013/2, 2014/1 e 2014/2, para conhecer suas aspirações após a formatura, suas habilidades e a forma que estão inseridos atualmente no mercado de trabalho, sendo relevante no âmbito da Gestão Universitária para refletir sobre os currículos e compreender as áreas de maior demanda para pós-graduação em Administração. Os dados foram coletados por meio de questionários posteriormente tabulados e analisados por meio de medidas estatísticas, utilizando amostragem não probabilística, atingindo 74% da população total. Os resultados indicam que a maioria dos acadêmicos pesquisados (78%) já está inserida no mercado de trabalho. A remuneração predominante desses potenciais formandos compreende a faixa de um a dois salários mínimos. Constatou-se que a maioria dos pesquisados pretende continuar seus estudos em nível de pós-graduação. A pesquisa ainda apresenta correlações relevantes, desde a relação entre turno e vínculo profissional até a verificação de diferenças na média de remuneração por gêneros. 

Biografia do Autor

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Concluiu o doutorado em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Universitária; Mestrado em Administração, também pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Institucional e Administração Universitária; e Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Administrador da Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se há mais de três décadas a gestão pública, nas áreas de gestão acadêmica, gestão de pessoas e administração geral. Atua no ensino e na pesquisa nas seguintes áreas: Teoria Geral da Administração, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Gestão Universitária, Processo Decisório e Prospecção de Cenários, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo.

Flora Moritz da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Ciências da Administração (UFSC, 2010) e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – CPGA/UFSC (2013). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração – CPGA/UFSC, bolsista CAPES, colaboradora voluntária do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI e pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU e do Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística - NICO.

Tássia Grüdtner Basílio, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Tássia Grüdtner Basílio é graduanda do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. É bolsista do Projeto de Extensão Previdência e Cidadania, realizado no NETI - Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC em parceria com o CAD - Departamento de Administração. Atua como voluntária no Projeto de Extensão Inclusão e Direitos Sociais vinculado ao CAD e é participante do Grupo de Pesquisa em Gestão Social.

Thalita Bez Batti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Thalita Bez Batti de Souza graduou-se em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2014, tendo escrito seu trabalho de conclusão de curso na área de Gestão Pública, abordando aspectos da Gestão Social. Atualmente é auxiliar administrativa, atuando na área de logística, da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE).

Downloads

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos