Gestão da produção científica de uma rede de ensino superior brasileira: estudo de caso

Luciano Vicente Medeiros, Valéria Goytacazes Coutinho, Renato Paes de Souza

Resumo


O presente trabalho apresenta procedimento utilizado para acompanhamento da atividade de pesquisa em uma rede de Educação Superior com 35 Instituições operando em 82 campi e 49 municípios. A metodologia utilizada recolhe, sistematizadamente, informações a respeito da produção científica dos docentes. O indicador, Índice de Produtividade em Pesquisa (IPP), pondera o quantitativo de selecionados tipos de publicação científica e orientações de alunos em um espaço de tempo. A extensão deste conceito para Curso e Instituição de Ensino se obtém a partir da média de uma parcela predeterminada dos mais elevados IPPs. O percentual de docentes com IPP diferente de zero reflete o grau de disseminação da pesquisa, definido como Nível de Envolvimento em Pesquisa (NEP). Este procedimento localiza níveis de excelência em pesquisa, identifica necessidades de correções de rumo e otimiza recursos destinados à pesquisa. A aplicação desta metodologia consecutivamente por cinco anos, sua incorporação às práticas de gestão e a periódica divulgação de resultados se revelaram como um eficiente mecanismo para o desenvolvimento de seus projetos acadêmicos. A atividade de pesquisa, desde que conduzida em sintonia com o ensino, possui elevado potencial de impactar positivamente o processo educacional. Este trabalho apresenta uma contribuição para a gestão da atividade de pesquisa.


Palavras-chave


Administração da educação superior; Gestão do conhecimento; Nexo ensino e pesquisa

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p82

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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