Implantação do Balanced Scorecard (BSC) sob o enfoque da velha economia institucional em uma instituição de ensino superior do estado do RS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p01Resumo
O estudo teve como objetivo investigar como a adoção do BSC em um ambiente de ensino superior influência os conceitos institucionalizados e são convertidos em novos valores, hábitos e rotinas em uma em uma Instituição de Ensino Superior no Estado do RS. Para atender a este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, por meio de estudo de caso, por meio de entrevistas com os envolvidos no processo de implantação de BSC da instituição. Os resultados indicaram que a primeira conclusão observada é que a dimensão institucional é tão importante quanto a dimensão técnico-racional, na fase de concepção do modelo conceitual do sistema, não bastando planejar racionalmente os melhores conceitos, rotinas e regras para implantar um sistema de gestão, mas ter a base conceitual em sintonia com as diretrizes do campo institucional da organização. Percebe-se um processo consciente de identificação de princípios institucionais e de codificação do Balanced Scorecard especificando conceitos e rotinas coerentes com os princípios institucionais compartilhados pelos gestores institucionais. O estudo contribui para a compreensão mais adequada dos fenômenos reais de mudança e institucionalização de sistemas de gestão a partir de uma estrutura conceitual ficando evidenciado que a visão normativa é necessária, no sentido da adoção de melhores práticas de gestão, e a visão institucional tem sua importância no sentido de se assegurar a efetiva institucionalização do sistema idealizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).