A dinâmica do conhecimento na construção de uma universidade empreendedora: potencialidades e fragilidades observadas na Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p146Resumo
O presente estudo visa refletir sobre potencialidades e fragilidades para o surgimento de uma Universidade Empreendedora, com base, principalmente, em pesquisas realizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2013 e 2015. Destaca-se aqui a produção e disseminação do conhecimento, a inovação, a sociedade do conhecimento, a gestão e a burocracia como elos estruturadores da relação acadêmica e institucional com o mercado e a sociedade. Aborda-se, para tanto, a dinâmica do conhecimento e sua relevância no contexto da globalização e da atual sociedade, bem como as transformações que afetam o Estado e redefinem o seu papel. A metodologia adota uma abordagem qualitativa com a técnica de estudo de caso, valendo-se de análise de dados, a partir da análise argumentativa de Toulmin (2001) aplicada nas pesquisas supramencionadas. Os achados desta reflexão evidenciam a pertinência e atualidade dos estudos de Henry Etzkowitz (2009), sobre a relação Universidade-Indústria-Governo (hélice tríplice), e Peter Evans (2004), atinente à estrutura de Estado e relação Estado-Sociedade, ao explicarem aspectos importantes do processo de desenvolvimento econômico e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).