Educação a distância: uma análise estatística dos fatores relacionados à evasão e à permanência

Autores

  • Ricardo Antonio Cornelio Centro Universitario Una
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Centro Universitario Una
  • Iris Barbosa Goulart Centro Universitario Una

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p26

Resumo

O maior desafio que as organizações enfrentam nos dias atuais está relacionado à adoção de medidas adequadas para lidar com a grande velocidade de inovação. A Educação a Distância (EaD), com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), tem viabilizado o acesso a um número cada vez maior de sujeitos. Uma das vantagens frequentemente citada da EaD é permitir ao aluno estudar onde quer que esteja e quando lhe for mais conveniente. Junte-se a essa liberdade a utilização de computadores cada vez mais velozes e o desenvolvimento de novos aplicativos, propiciando o crescimento da educação a distância. Entretanto, essa expansão e o uso das tecnologias, por si só, não são capazes de evitar a ocorrência de evasão. Evitar o aumento da evasão e levantar as suas causas é atividade relevante para as instituições que tenham a capacidade de dar apoio aos estudantes durante o desenvolvimento de seu curso. Para identificar as questões que mais retratam as facilidades e dificuldades enfrentadas pelo alunado em cursos EaD, optou-se pela técnica da Análise Fatorial Exploratória, aplicada em duas categorias de alunos, uma delas constituída pelos alunos matriculados e alunos formados e a outra categoria composta de alunos que abandonaram o curso em um polo de apoio presencial do município de Itabira – MG.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Cornelio, Centro Universitario Una

Mestre pelo Centro Universitario Una

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Centro Universitario Una

Professora do Centro Universitario Una

Iris Barbosa Goulart, Centro Universitario Una

Professora do Centro Universitario Una

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos