A escolha de uma universidade vista sob o prisma da teoria do comportamento do consumidor

Autores

  • Vera Lucia Telles Scaglione Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Lizika Pitpar Goldchleger Faculdade Cultura Inglesa - FCI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p92

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Escolha de universidade, Imagem organizacional, Rankings universitários, Reputação organizacional

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o comportamento dos jovens na escolha de uma universidade, vista aqui, como uma relação de consumo, e mais especificamente como um processo de extensão da identidade. A pesquisa propõe-se a explorar os fatores concorrentes dessa escolha, passando por tópicos como: reputação e imagem organizacionais, considerando a influência dos rankings universitários, o comportamento do consumidor e a teoria da extensão do self através de posses. Foi realizado um estudo empírico com jovens, com uma abordagem metodológica qualitativa, por meio de entrevistas. Na etapa seguinte os dados foram categorizados e organizados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que, efetivamente, os jovens escolhem a universidade como uma relação de consumo e uma extensão da própria identidade.

Biografia do Autor

Vera Lucia Telles Scaglione, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Lizika Pitpar Goldchleger, Faculdade Cultura Inglesa - FCI

Mestre pela Faculdade Cultura Inglesa - FCI

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos