Estratégias competitivas em instituições de ensino superior: um estudo de caso à luz da visão baseada em recursos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p1Resumo
Este estudo buscou evidenciar os recursos utilizados por uma instituição de ensino superior na busca da vantagem competitiva, com base nos preceitos da visão baseada em recursos. Trata-se de um estudo de caso aplicado em uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados aos coordenadores de curso da instituição e utilizadas conjuntamente com resultados obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com o vice-reitor. A pesquisa retornou os recursos de capital físico, humano e organizacional que a instituição atualmente utiliza na busca de sua competitividade, dentre eles, sua estrutura financeira, especialização do corpo docente e o modelo de gestão implementado, assim como possibilitou evidenciar fatores e recursos que podem ser aprimorados e utilizados para aumentar ainda mais sua competitividade no mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).