Estratégias competitivas em instituições de ensino superior: um estudo de caso à luz da visão baseada em recursos

Autores

  • David Rodrigo Petry Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Darlan José Roman Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Citania Aparecida Pilatti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Carolini Danieli Martins Scheffer Demeterko Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ieda Margarete Oro Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p1

Resumo

Este estudo buscou evidenciar os recursos utilizados por uma instituição de ensino superior na busca da vantagem competitiva, com base nos preceitos da visão baseada em recursos. Trata-se de um estudo de caso aplicado em uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados aos coordenadores de curso da instituição e utilizadas conjuntamente com resultados obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com o vice-reitor. A pesquisa retornou os recursos de capital físico, humano e organizacional que a instituição atualmente utiliza na busca de sua competitividade, dentre eles, sua estrutura financeira, especialização do corpo docente e o modelo de gestão implementado, assim como possibilitou evidenciar fatores e recursos que podem ser aprimorados e utilizados para aumentar ainda mais sua competitividade no mercado. 

Biografia do Autor

David Rodrigo Petry, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando Profissional em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é proprietário de um escritório de contabilidade. Atua como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria - SENAI.

Darlan José Roman, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Professor Permanente do programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Sana Catarina.

Citania Aparecida Pilatti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda Profissional em Administração - Ênfase em Sustentabilidade pela Unoesc - Chapecó; Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACULDADES REUNIDAS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE PALMAS - PARANÁ - FACEPAL (2000). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atua como Professora de cursos Técnicos e profissionalizantes.Trabalha com as disciplinas de Contabilidade, Legislação Tributaria e Legislação Trabalhista. Também atuou no SENAC Joaçaba com a disciplina de Legislação Trabalhista. Também, orienta e Auxilia o usuário a utilização correta dos sistemas de contabilidade, folha de pagamento e fiscal. Atendimento a empresas dos Estados de Santa Catarina, Parana e Mato Grosso, orientando o cliente na utilização dos softwares de acordo com a legislação Tributaria, Trabalhista atendendo as necessidades das empresas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Carolini Danieli Martins Scheffer Demeterko, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005). Pós-Graduada em nível de especialização na modalidade "Mercado de Trabalho" em Administração Financeira pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), possui MBA Executivo Gerenciamento de Marketing e Vendas pela Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é mestranda em Administração, cursando o MPA - Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campi Chapecó. É Analista Técnica - do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, trabalhando na Coordenadoria Regional Oeste, em Chapecó. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequenas Empresas. Credenciada a efetuar a seleção de candidatos á Seminários Empretec e certificada pelo Sebrae Nacional ( certificação interna de conhecimentos ) em Mercado, Inovação e Sistema Sebrae (2013).

Ieda Margarete Oro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Ciências Contábeis e Administração (FURB)
Professor permanente no programa de mestrado profissional em administração da Unoesc

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos