Planejamento e gestão estratégica nas IES comunitárias

Gissele Prette Heil, Raul Otto Laux

Resumo


Diante da complexidade da Gestão Universitária no âmbito Estadual e Nacional, destaca-se a importância de um Planejamento Estratégico bem elaborado, exequível e cujo desdobramento em ações, permite aos gestores atuarem em consonância com as exigências que se apresentam cotidianamente. O artigo tem como objetivo geral analisar como ocorre o processo de gestão estratégica nas Instituições Comunitárias do Sistema ACAFE.  Os objetivos específicos foram divididos em quatro etapas, a primeira aborda a Estratégia, com o objetivo analisar o processo de estratégia organizacional, a segunda o Pensamento Estratégico com o intuito de  identificar se possui indicadores da existência de pensamento estratégico, junto aos gestores, a terceira etapa destacará o  Planejamento Estratégico,  identificando se há e como é elaborado e a quarta etapa, considerando as etapas anteriores abordamos as ações decorrentes da possível existência dos requisitos anteriores, bem como, se dá a formulação e implantação de ações e como são efetuados o monitoramento e o controle das estratégias. Entende-se que o tema abordado é de grande relevância, pois as Instituições Comunitárias de Ensino – ICES, possuem características genéricas e específicas o que acaba na maioria das vezes tornando o processo estratégico muito complexo, difícil e pouco efetivo. Cada vez mais as Instituições de Ensino Superior – IES, precisam formular suas estratégias adequando-as para atender as demandas latentes, desenvolvendo um processo de inteligência competitiva, permitindo lidar de modo mais eficaz com a concorrência, destacando o diferencial competitivo e atributos de valor percebidos pela comunidade onde está inserida. É de singular importância buscar a diferenciação, o destaque, a projeção necessária nos tempos atuais, para que possam sobreviver e crescer. Utilizou-se para a presente investigação o método de pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Com o presente estudo analisou-se como ocorre o desenvolvimento do processo de gestão estratégicas nas ICES, permitindo inferir e identificar onde e como estão e para onde desejam e conseguem seguir.


Palavras-chave


Planejamento estratégico; Estratégia; IES comunitárias; Empreendedorismo; Gestão Universitária

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.