Fatores dificultadores na fase pré-implantação do e-social na concepção de instituições comunitárias de ensino superior de Santa Catarina

Antonio Zanin, Odilon Luiz Poli, Luciane dos Santos Ferreira da Silveira, Rodrigo Barichello, Júlio Adriano Ferreira dos Reis

Resumo


O controle fiscal brasileiro passa por um processo de mudança, principalmente referente à implementação de novas ferramentas de controle que buscam normatizar a relação entre o fisco e os contribuintes. Uma dessas mudanças é a implementação do EFD-Social, o que tem demandado esforço significativo das organizações, pois trata-se de algo novo, que demanda uma mudança não só de processos, mas, também, de cultura de gestão. Sob esse contexto, o presente estudo objetivou analisar as dificuldades das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) de Santa Catarina, vinculadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), na adaptação para adesão ao E-Social na fase pré-implantação. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratória, descritiva e quantitativa. A amostra é constituída por aproximadamente 60% da população pesquisada e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionários coletados durante os meses de fevereiro a maio de 2015. A análise dos dados revelou que as ICES estão em fases distintas de implementação do EFD-Social. Percebe-se ainda que, na perspectiva das ICES pesquisadas, a implementação do EFD-Social trará mais vantagens do que desvantagens, sugerindo o início de uma mudança cultural das organizações, que passam a perceber o instrumento como uma ferramenta de gestão, e não somente de controle fiscal.


Palavras-chave


EFD-Social; Instituições comunitárias de ensino superior; ACAFE

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.